Energia iLtda

 

 

Energia Solar Fotovoltaica

Radiação Solar

O sol emite enormes quantidades de energia e a maior parte desta não é aproveitada. A quantidade de energia solar que incide sobre a terra é 10.000 vezes que o consumo total de energia desse planeta.

Demora 1 ano para a terra completar uma volta em torno do sol. Por isso temos diferentes estações do ano. Muitas pessoas pensam que o verão é mais quente porque a terra chega mais perto do sol nesse período. Não é verdade. As diferentes estações se devem ao fato de a terra estar inclinada com relação ao sol. O eixo de rotação da terra tem uma inclinação de cerca de 23 graus. Por isso, os painéis solares devem estar inclinados desse mesmo ângulo para estar bem de frente para o sol e portanto otimizar a produção de fotoeletricidade. Instalações mais sofisticadas possuem painéis móveis que seguem a direção do sol a cada instante, de modo que a sua produção de energia elétrica é otimizada. Estes painéis possuem um motor para variar a sua inclinação.

foto cedida por FreeDigitalPhotos.net

Além da variação da radiação solar com a época do ano (estações), diferentes pontos da terra recebem diferentes quantidades de energia solar. è Interessante que países do norte da Europa, que são bastante frios na maior parte do ano e recebem muito menos sol que o Brasil, estão investindo fortemente em energia solar FV.

Uma estimativa exata da quantidade de energia solar que chega na sua cidade pode ser obtida aqui: http://www.cresesb.cepel.br/sundata/index.php

 

 

Energia iLTDA 2013