Energia iLtda

 

 

Tutoriais >> Potência em sistemas fotovoltaicos

 

A unidade de medida de potência de sistemas fotovoltaicos é o Watt-pico (Watt-peak), que corresponde à potência produzida em condições de laboratório. Iss significa que essa é a máxima potência que pode ser extraído de um dado sistema gerador fotovoltaico (conjunto de painéis fotovoltaicos). A potência desenvolvida na operação real do sistema pode ser um pouco inferior a potência pico.

O Watt é a unidade de potência do SI (sistema internacional). Para se ter uma idéia,, um chuveiro elétrico tem em média uma potência de 1500 W (1.5 kW) enquanto uma lâmpada de economia de energia pode ter potências entre 10 e 80 W.

A energia comprada da concessionária de eletricidade é paga por kWh (kilo watt hora). A energia é dada pelo produto da potência pelo tempo ( watts x hora), ou seja, quanto mais potência é usada, e quanto maior o intervalo de tempo, maior é a energia total consumida. Para maiores informações visite:

http://www.aeseletropaulo.com.br/clientes/PoderPublico/Informacoes/Paginas/DefinicoesBasicas.aspx

Exemplo: se você toma um banho quente, num chuveiro de potência 3 kW, e seu banho demora meia hora, os seu banho haverá consumido 1.5 kWh de energia elétrica. Com o preço do kWh a R$ 0.50, esse banho custaria R$ 0.75.

 

Energia iLTDA 2013