Energia iLtda

 

 

O que é Energia?

Trata-se de um dos conceitos mais abrangentes do conhecimento científico. Em uma tradução livre da origem grega da palavra (en = presente, dentro; ergo = trabalho) poderíamos defini-la como algo que está presente no trabalho, ou algo que é necessário para que um trabalho seja realizado. A energia é usualmente medida em Joules, Calorias ou Watt-hora. A energia sempre se conserva e pode ser convertida em outras formas, por meio de diversos processos físicos e químicos.


Um motor transforma energia térmica (calor)
em energia mecânica (movimento).

  A energia armazenada e pronta para o uso é chamada de Energia Potencial. Por exemplo, ao segurarmos um objeto com as mãos, aparentemente ele não possui energia. Mas, se o soltarmos ele cai ao chão pela atuação da força da gravidade, isto é, pela atração mútua entre o objeto e nosso planeta. Então, enquanto o objeto está imóvel na mão de quem o segura, ele possui Energia Potencial Gravitacional. Se for solto, enquanto o objeto cai, sua energia potencial vai se transformando em Energia Cinética ou de Movimento. Ao chocar-se com o chão, a energia de movimento do objeto é pode ser transformada em calor, em som ou ser transferida para os fragmentos do objeto, caso ele venha a se quebrar. Quando ocorre a produção indesejada de calor ou som ou deformação, essa forma de conversão de energia é considerada uma dissipação ou perda de energia. A energia armazenada em pilhas ou baterias também é uma forma de Energia Potencial Química, assim como nos diversos tipos de combustíveis. Mas, há perguntas mais importantes a serem feitas. A primeira delas é: Para que precisamos de energia? Em uma residência existem inúmeros aparelhos que requerem energia elétrica (ou eletricidade) para seu funcionamento. Então, precisamos de eletricidade porque temos aparelhos que funcionam com eletricidade, como um chuveiro elétrico. Mas, se precisamos de água quente para o banho, então não precisaríamos de eletricidade se houvesse outra forma de aquecer a água. A segunda pergunta é: De que maneira a energia está disponível? A energia pode estar armazenada ou disponível de várias maneiras: Em moléculas e pode ser obtida por uma reação química como a combustão. Em forma de energia potencial gravitacional, como em uma barragem de uma usina hidrelétrica; Armazenada no interior dos átomos (energia nuclear); Presente em um objeto aquecido (calor); No movimento dos rios e mares e nos ventos; E a energia que o Sol envia continuamente para a Terra. E a terceira pergunta importante é: De que forma podemos obter a energia? A eletricidade é uma das formas mais versáteis na qual a energia se apresenta e possui inúmeras aplicações. Essa forma de energia é transportada por redes de transmissão e distribuição até chegar aos pontos de consumo, onde ele fica disponível em tomadas. Ela foi gerada pelas usinas elétricas, que geralmente utilizam água em queda livre para girar turbinas hidráulicas (hidrelétricas), ou queima de combustíveis químicos ou nucleares para ferver água e movimentar turbinas a vapor (termelétricas); ou em turbinas movimentadas pelo vento (eólicas) ou, ainda, em usinas que aproveitam diretamente a energia do Sol.


Usina eólica na Alemanha (Munique)

Nas formas mais usuais, sempre há um custo para o consumidor que também fica dependente dos serviços que disponibilizam a energia na forma de eletricidade ou combustíveis líquidos, sólidos e gasosos. Existem muitas outras formas alternativas de se obter energia. Cada uma apresentando suas vantagens e desvantagens umas em relação a outras. Porém, no Brasil, o Sol é a fonte energética menos aproveitada, mesmo sendo muito abundante em todo território brasileiro. É hora de mudarmos essa dependência energética histórica. Faça a sua parte. Reduza seus gastos mantendo seu conforto. Produza sua própria eletricidade em sua residência ou empresa. Entre em contato e conheça nossas soluções em energia de fontes limpas e renováveis.

 

© Energia iLTDA 2013 - foto maior cedidas por Ricardo Esplugas (www.sci-culture.com/travel)