Energia iLtda

 

 

Energias renováveis

Energias renováveis são aquelas que vem de recursos naturais que podem ser renovados, isto é, nunca acabam. Elas incluem o vento, sol, agua (rios ou marés), biomassa, geotérmica etc... As energias ¨não renováveis¨ são basicamente os combustíveis fósseis (petroleo, carvão, gás) e os combustíveis nucleares (uranio).

Usina hidrelétrica nos montes Pirineus (Espanha)

O uso de combustíveis fósseis causa muitos problemas para o planeta. Quando queimados produzem inúmeros poluentes, como mercúrio (elementar ou na forma orgânica metil mercúrio que é ainda mais perigosa), dióxido de enxofre (que em contato com água produz ácido sulfúrico), óxidos de nitrogenio, etc... sem falar no temido CO2 , que causa o aquecimento global e as mudanças climáticas que tem causado várias catástrofes naturais, desde furacões e tempestades até secas acentuadas, como a que vive o nordeste do Brasil neste ano de 2012. O uso de combustíveis nucleares tem a vantagem de não produzir gases tóxicos e nem CO2 , mas também apresenta problemas bastante graves, como a constante ameaça de tragédia no caso de um vazamento em um reator comercial ou em uma usina de reprocessamento de combustível nuclear usado. De fato, usinas de reprocessamento, como Cap la Hague (França) e Sellafield (Inglaterra) estão continuamente depositando material radioativo no mar durante suas operações normais (isto é, mesmo sem acidentes). Para piorar, ainda não existe uma tecnologia que permita armazenar permanentemente os resíduos radioativos mais perigosos.

Esta claro que para salvar este planeta é necessário aumentar o uso de energias renováveis.

O uso de energias renováveis no planeta tem aumentado continuamente, mas elas ainda representam uma parcela pequena da energia total produzida. Em países mais desenvolvidos essa proporção aumenta mais rapidamente.

No Brasil, a energia renovável mais utilizada é a hidrelétrica, já que o país possui grandes rios.

Embora a energia hidrelétrica seja renovável, ela também causa problemas. Primeiramente, fato de que essas usinas costumam estar localizadas longe dos principais centros consumidores e é necessária a construçao de longas linhas de transmissão (centenas ou milhares de kilometros), o que causa vários problemas, como o custo e o espaço ocupado pelos postes e fios. Além do mais, energia é perdida no processo de transmissão a longas distâncias. Quanto maior a distância, maior a perda. Mas talvez o pior problema causado pelas usinas hidrelétricas, e o mais comentado, é a necessidade de construir um imenso lago, consumindo extensões de terra enormes. Isso causa a destruiçao de florestas e de todo o ecossistema nelas presente, incluindo humanos. A usina de Belo Monte na Amazonia deve alagar uma área de 400 km2 .

Indios sendo despejados à força
para construçao de usina na Amazonia

Acreditamos que a energia solar seja a escolha mais lógica para o Brasil. Existem países que recebem muito menos radiação solar que o Brasil e já estão se empenhando em aproveitar ao máximo este recurso. Na Alemanha, por exemplo, um país que possui um inverno rigoroso com dias curtos, o uso da energia solar fotovoltaica aumentou 50% esse ano .

A energia solar pode ser produzida próximo aos centros consumidores, por meio de usinas solares. Ela pode ser produzida até no teto da sua casa.

Todas as energias usadas no nosso planeta (com exceção da geotérmica e a nuclear) são direta ou indiretamente energia vinda do sol. Toda a vida na terra depende do sol para existir e a fotossíntese foi o marco evolutivo que permitiu a diversificação e sofisticação das formas de vida no planeta, já que antes da aparição das primeiras bactérias fotosintéticas não havia nem oxigênio na atmosfera.

Agora, mais de 1 bilhão de anos após a revolução causada pela fotossíntese, uma nova revolução é necessária para preservar o planeta e a vida: o uso da energia solar fotovoltaica para suprir as necessidades energéticas dos humanos.

 

 

Energia iLTDA 2013