Energia iLtda

 

 

Energia Solar Fotovoltaica

Introdução

Energia solar fotovoltaica  (FV) é a energia elétrica produzida usando painéis solares. Existem também outros tipos de energia solar, como energia solar térmica (para aquecer água), para iluminação , etc.

A energia solar FV tem sido usada, originalmente, em aplicações de alta tecnologia como por exemplo na estação espacial e em satélites. Apenas estes sofisticados projetos podiam justificar os altos custo dos painéis.

Mais recentemente, o preço dos painéis começou a baixar e outros usos foram também possíveis, especialmente em locais onde o uso da energia da rede apresenta complicações devido à distância ou outros fatores. Tais usos incluem os seguintes: telefones de emergência, sinalização de rodovia, e  parquímetros (comuns em outros países). A energia solar FV tem sido usada também em pequenos aparelhos eletrônicos, como calculadoras de bolso.

foto cedida por FreeDigitalPhotos.net

Uma importante aplicação da energia solar no Brasil atual é no bombeamento de água, desde poços ou açudes, em locais remotos onde não há rede elétrica. Esta aplicação é importante porque liberta as pessoas da árdua tarefa de puxar água do fundo do poço e depois carregá-la até a residência. Às vezes é necessária uma longa caminhada até um rio ou córrego próximo. O uso de painéis solares permite o uso de uma bomba elétrica, de baixo custo inicial e de manutenção. As motobombas são muito mais caras e exigem combustível e manutenção constante.

Atualmente os painéis solares FV tornaram-se acessíveis aos usuários domésticos e industriais. Com um investimento de 10 ou 20 mil reais se pode eliminar a conta de luz por muito tempo (os painéis duram em média uns 25 anos). Além do mais, a tecnologia smart-grid permite ao usuário conectar-se a rede e tornar-se um microgerador de eletricidade e portanto vendendo energia para outros usuários, através da rede elétrica.

 

© Energia iLTDA 2013 - foto maior cedidas por Ricardo Esplugas (www.sci-culture.com/travel)