Energia iLtda

 

 

Eletricidade

Introdução

Eletricidade consiste no movimento de cargas elétricas, que geralmente são os elétrons. Ela foi observada pela primeira vez no século VI a.C., pelo sábio grego Thales, graças às árvores. A resina (não é o mesmo que seiva) produzida por certas árvores forma o âmbar ao solidificar-se. O âmbar (que em grego se chama elektron) tem a propriedade de atrair objectos depois de ser esfregado em lã . É o mesmo fenômeno que se observa na escola quando se atrai pedacinho de papel com um pente, após este ser usado no cabelo. Este "tipo" de eletricidade se chama estática, e geralmente tem altas voltagens e baixas correntes. A voltagem é a força que move os elétrons e a corrente é relacionada a quantidade de elétrons e as suas velocidades.

o âmbar (elektron) é
usado como jóia

Muitos séculos após a sua descoberta, a eletricidade é agora usada em aparelhos sofisticados, como telefones celulares, e é uma das principais formas de energia usadas pelas pessoas nas suas vidas diárias, tanto no trabalho como no lar.É uma forma de energia bastante conveniente porque pode ser transportada com facilidade e usada somente quando necessário ( é bastante simples acender e apagar uma lâmpada). Talvez mais importante seja o uso de eletricidade para a transmissao de informação dentro dos seres vivos superiores: é a eletricidade que mantém o seu coração batendo!

A eletricidade que nos interessa mais aqui não é a estática, nem a biológica, mas sim aquela que flui dentro dos circuitos elétricos e eletrônicos. É o movimento ordenado de inúmeros elétrons, e que se chama corrente elétrica.

 

 

 

 

Energia iLTDA 2013