Energia iLtda

 

 

Energia Solar Fotovoltaica

O que é e como funciona um painel solar

São feitos de materiais semicondutores, similar aos que são usados na manufatura de computadores e outros dispositivos eletrônicos. A maioria deles é feita de silício (silício é o elemento que constituí a maior parte das pedras e do solo). O material tem que ser altamente purificado e depois "dopado" para adquirir as propriedades de semicondutor.

A célula solar converte a energia da luz em energia elétrica diretamente. Para que isso aconteça não é necessário que seja um dia ensolarado, pois qualquer tipo de luz ativará a célula solar e eletricidade será produzida. Isso se chama o efeito fotovoltaico, que está diretamente relacionado ao mais conhecido efeito fotoelétrico, descoberto por Einstein. Basicamente, a luz excita eletrons dentro do cristal de silício e estes se colocam em movimento. Este efeito foi observado pela primeira vez em 1839 (mais detalhes sobre esse efeito).

foto cedida por FreeDigitalPhotos.net

Pode-se entender o efeito fotovoltaico como o oposto do que ocorre em um LED (light emitting diode). LEDs são bem conhecidos de todos e estão portodas as partes. São um componente eletrônico (um tipo de diodo) que emite luz quando estimulado por uma corrente elétrica. São aquelas luzinhas piscando que se vêem em computadores e vários outros aparelhos eletrônicos. O uso de LEDs está se expandindo e agora são usados também em TVs, luzes de carros, semáforos, etcc. LEDs produzem luz com um consumo de energia elétrica mais baixo do que sistemas de iluminação tradicionais. Em conclusão, o LED transforma eletricidade em luz e a célula solar transforma luz em eletricidade. É similar a motores e geradores, onde o mesmo aparelho pode ser um motor se eletricidade é aplicada, ou produzir eletricidade se o motor for girado por meios mecânicos.

 

Os cristais de silício produzidos formam a célula solar, que formará parte do waffer (bolacha). Os waffers são montados para formar o painel solar, onde estes são alinhados paralelamente e ligados em série, de modo que as voltagens produzidas individualmente são somadas. A voltagem total do painel é a soma das voltagens das bolachas e portanto quanto mais bolachas (ou seja quanto maior o painel) maior será a voltagem produzida e também a potência. O painel recebe uma estrutura de alumínio e uma cobertura de vidro de alta resistência para proteger as bolachas contra o mau tempo, incluindo chuva de granizo.

 

 

 

 

Energia iLTDA 2013